IMAGEM DE SATÉLITE

A imágem gerada por satélite vem a ser uma ferramenta muito importante para quem tranbalha em áreas de grande extensão, pois permitem um conhecimento muito bom do terreno no contexto geral.

Satélite Landsat7

O Landsat7 é o mais recente satélite em operação do programa Landsat, financiado pelo Governo Americano. O novo satélite foi lançado em abril de 1999, com um novo sensor a bordo denominado ETM+ (Enhanced Thematic Mapper Plus). A operação do satélite em órbita é administrada pela NASA (National Space and Space Administration) e sua produção e comercialização de imagens fica sob os cuidados da USGS (United Sates Geological Survey) . A sua vida útil está prevista para ser superior a 5 anos em orbita.

Uma imagem LANDSAT 7 ETM+ é composta por 8 bandas espectrais que podem ser combinadas em inúmeras possibilidades de composições coloridas e opções de processamento. Entre as principais melhorias técnicas se comparado ao seu antecessor, o satélite Landsat 5, destacam-se a adição de uma banda espectral (banda Pancromática) com resolução de 15 m, perfeitamente registrada com as demais bandas, melhorias nas características geométricas e radiométricas, e o aumento da resolução espacial da banda termal para 60 m. Esses avanços tecnológicos permitem qualificar o LANDSAT 7 como sendo o satélite mais interessante para a geração de imagens de satélites com aplicações diretas até a escala 1:25.000, em áreas rurais principalmente, mesmo em grandes extensões de território, como acontece frequentemente no Brasil.

As imagens geradas pelo Landsat7 adquiridas pelo sensor ETM+ apresentam a melhor relação custo/benefício entre os dados gerados por satélites de média resolução ( 15 a 30 metros) atualmente oferecidos no mercado. As imagens Landsat 7 ETM+ compõe os produtos e serviços com maior aceitação no mercado na América do Sul

Satélite Ikonos

O satélite IKONOS II foi lançado no dia 24 de Setembro de 1999, e está em fase operacional desde o inicio de janeiro de 2000. Ele é operado pela SPACE IMAGING que detém os Direitos de Comercialização a nível mundial. Ele gera imagens com até 1 m de resolução espacial: Nunca antes algum outro satélite comercial conseguiu atingir esse nível de detalhamento.
O que era usado como sendo imagens de alta resolução para fins militares está agora comercialmente para qualquer área da América Latina para os clientes da ENGESAT que é Distribuidora Autorizada da SPACE IMAGING. Esta tecnologia para aplicações civis são conseqüência direta da liberação tecnológica iniciada em 1994 pelo Governo Americano. Tais imagens de alta resolução já são realidade e estão revolucionando o mercado de imagens de satélites, no Brasil e no exterior.

Entendendo melhor as características do IKONOS

* Com 1 m de resolução no modo PAN e PSM ele oferecer a mais fina resolução espacial possível entre as imagens orbitais atualmente disponível. Ele permite discriminar objetos de 1 m² de área ou maior.

* Possibilidade de combinação de imagens adquiridas no modo PANCROMÁTICO, P&B, com 1 m de resolução, com imagens multiespectrais coloridas de 4 m de resolução, para a geração de imagens coloridas com 1m de resolução, combinando então as vantagens dos dois tipos de imagens. Como o satélite adquire sistemáticamente as imagens no modo PAN e MS para todas as áreas, esta fusão e o produto PSM pode ser gerado para todas as imagens adquiridas pelo IKONOS

* Aquisição das imagens com profundidade radiométrica de 11 bits (2048 níveis de cinza) aumentando o poder de contraste e de discriminação das imagens, inclusive nas áreas de sombra. Antes do IKONOS, as imagens de satélites eram geralmente adquiridas com 8 bits ( 1 byte) ou 256 níveis de cinza.

* As imagens geradas pelo IKONOS II possuem grande resolução espacial (discriminar alvos de maneira fina ) aliada a grande precisão cartográfica. A precisão cartográfica de localização é obtida através do processo de georeferenciamento das imagens.

* Para se conseguir resolução espacial, as bandas espectrais dos sensores no visível são largas dentro do espectro da luz, permitindo uma maior penetração na atmosfera e maior poder de discriminação dos alvos terrestres, principalmente da cobertura vegetal, áreas sombreadas e de corpos d’água;

* O IKONOS tem capacidade de efetuar visadas no sentido de sua órbita e perpendicularmente a sua órbita, aumentando a frequência de revisita e possibilitando a aquisição de par estereoscópico, utilizados para trabalhos de restituição de altimetria.


Para mais detalhes e informações, clique no logotipo acima,

Para mais detalhes e informações, clique no logotipo acima,

     Powered by CIS Manager - Construtiva